Bares, restaurantes, lanchonetes, cafés, sorveterias, bistrôs, pizzarias, quiosques de praia, casas noturnas, padarias, marmitarias e cozinhas para delivery são essenciais para o país.
Esta não é uma afirmação vazia: o Congresso Nacional escreveu na Constituição que o setor da alimentação fora do lar (representados no sintético binômio "bares e restaurantes") se tornou imprescindível à vida cotidiana dos mais de duzentos milhões de brasileiros.
Ou seja, nos anais da reforma tributária de 2024 está agora cravado que o setor é essencial. O que lastreou a firme decisão dos parlamentares do nosso sistema bicameral é a evidência de que os "bares e restaurantes" são nacionalmente ativadores da cidadania, da sociabilidade, do convívio inclusivo, do sentimento das pessoas de que elas pertencem a uma comunidade.
As calçadas e ruas, quando bem cuidadas, respondem positivamente a essa esperançosa aspiração coletiva de que haja multiplicados ambientes de sociabilidade.
Isso significa mais segurança pública, advinda do olhar dos passantes. Também significa mais ar puro, em decorrência do menor uso do automóvel particular e da maior oferta do transporte coletivo, e também devido ao sombreamento propiciado pela arborização.
Nossos estabelecimentos espontaneamente são incansáveis ativadores dos encontros entre as pessoas. E são permanentes emissores da mensagem de uma vida urbana de qualidade. O impulso energético que motiva o comportamento dos empreendedores do setor vem desta interiorizada meta-síntese: "O essencial da Abrasel é sempre ser essencial".
Assim, é natural que a Abrasel seja a casa onde nasceu a principal publicação do setor, que já trazia em seu nome a essencialidade: Bares&Restaurantes.
Desde 1996, a revista impressa reflete, defende, informa, investiga, ilustra, analisa, divulga, apresenta, comenta sobre tudo o que acontece no universo da alimentação fora do lar. Ao longo dos anos, foi sendo aprimorada, passou por várias atualizações e, mais recentemente, ganhou um website e redes sociais, cuja audiência está em franco crescimento.
No entanto, sempre chega o momento em que os filhos crescem e saem de casa. Acabei de me tornar avô e, agora, sei que isso é mais do que necessário para que a vida avance. A Bares&Restaurantes avança para abraçar sua independência, crescendo para se tornar não só uma revista impressa com um site, mas uma verdadeira plataforma.
Para marcar esta passagem, chega a você agora como um novo mundo conectado ao mercado e às necessidades de quem empreende ou trabalha no setor.
Uma nova marca, multicanal (impressa, digital, em texto, voz e imagem), para estar junto ao seu público onde quer que ele esteja, queira ou precise. Sim, continua sendo editada pela Abrasel, como um filho que sai de casa sabendo de suas raízes. Mas está pronta e preparada para voos cada vez mais altos.